Como amantes del Arte en todas sus manifestaciones reivindicamos el pleno respeto por las libertades individuales, pues somos conscientes de que sólo sin censuras y temores de ninguna naturaleza el Arte se expresa plenamente. Sin ataduras, sin atajos, sin sombras que oblicuamente se metan en sus intersticios, el Arte alcanza su ideal de belleza al promover el conocimiento, la diversidad, las contradicciones, entre otras características propias de la vida del hombre en sociedad.

martes, 11 de junio de 2013

A Tribo da Arte





Diário e Bordo da CIA Teatral a Tribo da Arte

Desde do dia 1° de Fevereiro de 2003 a Companhia Teatral a Tribo da Arte existe como ato de intervenção social. Fora fundada oficialmente em 2006 (E como foi difícil fazer a papelada sem um tostão e menos conhecimento jurídico para).
A estréia em 31/05/2003 de A Tribo de Kerodon, primeiro espetáculo dirigido ao público jovem e adolescente da história comercial do teatro catarinense, no gérmen demonstrou o enfoque arrojado e engajado da Companhia, seguindo em cartaz em 2004 também. Totalizando 25 apresentações em 2003 e 4 em 2004.


2004: Saindo do casulo
Toda criança cresce, e ao crescer não cabe mais no berço.. Em
2004, um ano promissor, realizando 4 espetáculos diferentes em um total de 21 apresentações. Ressaltando a montagem de Mentiras Perigosas, como o maior espectáculo em número de atores desta companhia em uma montagem. No mesmo ano surge por acaso José Firmino do Ceará para o Mundo, baseado em uma esquete improvisada nos ónibus da capital catarinense. E para fechar o cardápido do ano La Casa Tihuana (versão Esquete) para brindar ao público da cidade e atender o Convite para integrar a programação de 150 anos do Theatro Adolpho Mello em São José - SC.
2005: Caminhando e cantando
Veio o 2005. Quando ocorreu uma ampliação da notoriedade e ousadia da Companhia com a montagem de Bacalhau Regado ao Vinho, texto escrito em 1997 e recusado a ser montado pelo Grupo anterior do diretor da Companhia, e que ficaria até 2007 em cartaz. A montagem de Navalha na Carne (1967), de Plínio Marcos, dá ao "público" de Florianópolis, se é que existe platéia formada para o foco teatral, a certeza de consolidar esta como uma das mais ousadas Companhias teatrais do estado. A se considerar que a cerca de 10 anos o autor marginal, não era montado ou mesmo encenado por atores, fossem daqui ou de fora, em solo Catarinense, no ámbito comercial. E para concluir o ano, por fim se estreou La Casa Tihuana (Longa Metragem), ficando 3 meses interruptos em cartaz, sem patrocínio, bem como todos os espectáculos da companhia até o dia de hoje.
2006: O Big-Bang
Em 2006 a Companhia faz sua primeira inserção fora do estado, após estréia em 2006 no CIC, todos os Domingos de Maio, marcadas pelo riso, a re-estréia dia 23 e 24 de Setembro do ano de 2006, No Theatro da UFSC, para nosso espectáculo Bacalhau Regado ao Viho, teve sua estréia nacional em São Paulo, no mês de Julho.
Apresentou-se Bacalhau Regado ao Vinho em São Paulo no dias 29 e 30 de JULHO, no TEATRO DO ATOR - Praça. Franklin Roosevelt, 172, Houveram duas funções, as 17:00 e 20:00h. o que consolidou-a ao grande público como a 1ª peça das Américas e península-Ibérica, e resto do universo, que dá garantia ao seu público de devolução de ingresso, com o mote: MÍNIMO DE 47 GARGALHADAS GARANTIDAS OU SEU INGRESSO DE VOLTA.
O relativo "sucesso" considerando-se a falta de patrocínio, fora devido também a um marketing mais agressivo, como o usado neste a partir dste ano: “Ingressos a Preços Extremamente Populares - Apenas R$ 40,00 (Mesmo Preço de Peças com Atores Globais)”. Antecipado R$ 10,00 (O Preço justo).
2007: A punhalada
E o fim do começo estava próximo. Estávamos por estrear A TRIBO DE KERODON, em comemoração aos 5 anos da companhia. O rotundo fracasso por decisão quase unânime dos ex-membros da companhia à época, que traçou uma estratégia de marketing a moldes de outras companhia foi a primeira punhalada. Esta que fez surgir o polémico e feroz espectáculo Juan & Marco.
Juan & Marco. Surgiu da inconformidade do director da companhia com o público e obviamente com a classe artística da cidade. A única consigna ao escrever esse texto fora "Tenho de fazer um texto, um espectáculo... Que as pessoas digam que ninguém tem a coragem nem mesmo a capacidade de fazê-lo em Florianópolis."
Resultado de 3 noites de insónia e ódio? Um espectáculo onde somente dois actores interpretam a um casal ao borde da separação, ambos compartilhando (cada um a sua forma) do complexo de Don Juan de Marco, desnudando-se a alma e seus conflitos depois do acto sexual em sua singela habitação.
Uma obra em que dois homens estão completamente apaixonados? A cena mais forte é a do início? É uma comédia romântica e psicológica? Os actores estão plenamente nus em 100% do espectáculo? E a obra não têm foco na nudez dos actores? Foi feita sem patrocínio e encheu na estréia feita no Teatro da UFSC? Vieram pessoas de Joinville assistir? Ainda no final os actores se vestiram e fizeram um debate com o público?
Todas as respostas estão correctas. Juan & Marco se projectou e teve aberto espaços para sua temporada fora do estado. Mas tudo isso seria lindo se não houvesse uma pedra no caminho. O boicote travestido de censura. Na ´´epoca haviam menos espaços que os poucos de hoje. Ao menos para as produções independentes. A muito custo a companhia conseguiu suas primeiras pautas no TAC. Para Juan & Marco, e para sua montagem da obra mestra de Ariano Suassuna, "O Santo e a Porca".
Eis que, seguno nota do colunista Raul Sartori, para o Jornal ANoticia de 08 de Agosto de 2007. "A direção do Teatro Álvaro de Carvalho, de Florianópolis, cancelou a temporada do espetáculo “Juan e Marco”, que estrearia hoje e seria apresentado nas demais quartas-feiras deste mês na mais antiga casa de espetáculos de Santa Catarina. O motivo alegado foi a peça conter cenas de nudez, embora sua divulgação alerte quanto a impropriedade para menores, atendendo classificação indicativa do Ministério da Justiça. Desconsolados por ora, os atores Marcelo Lalau e Nando Schweitzer, da companhia Tribo da Arte, de São José, vão encarar temporada em setembro em Curitiba (Teatro Saltimbancos), São Paulo (Teatro Plínio Marcos) e Porto Alegre (Teatro Cia da Arte). Sem censura."
A companhia A Tribo da Arte, ao fim da temporada nos 3 estados próximos se desfez. O director e autor de Juan & Marco, se auto propôs um exílio sócio-cultural, indo cursar jornalismo em Buenos Aires.
2013:
Um projecto de verão, para as férias do ex-actual-director da companhia, que estreou no dia 10 de Março de 2013, fez renascer o velho puma do sul.
Bacalhau Regado ao Vinho, foi ensaiado em menos de um mês e meio. A proposta era fazer uma montagem objectiva e contundente. Parte dos vários elencos anteriores se reuniu, misturando-se a novos actores vindo por convocatórias e testes de elenco, aposentados, etc...
Ao dia 20 de Janeiro se conforma o elenco actual para a montagem 2013 de Bacalhau Regado ao Vinho, estreando no Teatro da UBRO, ao posterior 10 de Março, e que se re-apresentará dias 06 e 07 de Abril nesse mesmo teatro. Obviamente com o "Míimo de 47 Gargalhadas Garantidas ou seu Ingresso de Volta'.
E estamos em fechamento de elenco para a nova versão de Mentiras Perigosas... Ainda há tempo? Comunique-se!
Contamos aqui um pouco de onde viemos... O resto é história ou presente... Ou futturo...
Diário de Bordo da Cia Teatral A Tribo da Arte.
Floripa-São Jose-anópolis, 26 e Março de 2013.